quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Resenha: Divergente

Hey pessoal! Vim falar de um livro hoje que li graças ao filme! Amei os dois e estou louca para que 2015 chegue logo!! Já viram o teaser de Insurgente que saiu hoje? Não? Olha aqui.
  
Numa Chicago do futuro. Num mundo distópico dividido em 5 facções:

Abnegação - Os altruístas que estão sempre ajudando os outros, são os líderes.
Audácia - Os corajosos, a polícia da cidade.
Amizade - Cuidam da terra, eles são bondosos.
Erudição - Os que exaltam o conhecimento.
Franqueza - Os que falam a verdade.
     Quando todos completam 16 anos são obrigados a fazer um teste de aptidão e escolher sua facção que ficará pelo resto da vida. Permanecerá na de origem ou será um transferido?
     A história gira em torno de Beatrice Prior, uma garota da Abnegação, que mesmo depois do teste não sabe o que escolher, pois ela descobre que é Divergente - não pode ser controlada, eles são cassados por isso e assassinados - e recebe aptidão para três das facções: Abnegação, Audácia e Erudição. Ela mora com o pai, a mãe e o irmão que junto com ela, também faz sua escolha.

     Li o livro só depois de ver o filme e amei. Tris faz uma escolha que muda sua vida para sempre. Enquanto ela vai para a Audácia o irmão vai para a Erudição, ou seja, os dois meio que traem seus pais. Ela já tem que ser corajosa antes mesmo de chegar à sede da facção, faz amigos, conhece Quatro - seu instrutor - e vai sentindo dificuldade na iniciação, pois tem que treinar para passar no teste final e enfim se tornar membro da facção de verdade. Enquanto ela tenta lutar para sobreviver, tem que passar por simulações de medo e sua paisagem, para tornar tudo mais real, só que no filme não tem isso.

     Gostei da descrição da Veronica da vez que a Tris enfrentou seus medos e o próprio Quatro que é um pouco paranoico com isso. Para mim, a escritora fez um bom trabalho com o primeiro livro. Soube encaixar as cenas do Quatro e da Tris no momento certo, se bem que a todo momento eles estão "lutando"... A forte amizade de Tris e Christina foi o que mais me chamou atenção. Vieram transferidas de facções diferentes e dentro da Audácia, apararam uma à outra.
     Foi o primeiro livro de "distopia que li de verdade", sociedade no futuro acabada por causa da guerra e sendo reconstruída. Trás vários pensamentos profundos e mensagens também. A coragem da Tris transborda pelo livro e nos faz pensar, se uma escolha é realmente necessária para nos formar ou se uma facção pode nos transformar naquilo que não somos. Muitas vezes ficamos presos no que é imposto pela sociedade.

     Depois tem mais... Insurgente! O segundo livro dessa trilogia!
Kisses!

Título: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801310
Páginas: 502
Avaliação: * * * * *
Citação Preferida:
"A melhor maneira de ajudar alguém é simplesmente ficando a seu lado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário