terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Receitas Literárias - Resenha

     Oi gente, tudo ótimo?
     Essa semana tive um pequeno vestibular para cursar o Ensino Médio em outra escola no ano que vem. Mas o resultado só sai em Janeiro... E nessa prova, a parte de interpretação de texto tinha uma resenha muito bem feita sobre nada mais nada menos do que:
A Culpa é das Estrelas.
     A resenha foi feita por Raquel Carneiro para a coluna da Veja, em junho, na época da estreia do filme. Quem quiser ler o texto clique aqui.
     O que me despertou foi a grandiosidade da resenha da Raquel, e que muitos blogueiros sonham em atingir esse grau de excelência.
     Só vi um post sobre isso, que foi a opinião da Waleska de como fazer o nosso conteúdo brilhar ainda mais. Senti que o mercado culirário (kkkk) estava um pouco escasso e hoje vou dar a minha receita para vocês. Mas só os ingredientes principais, pois os meus especiais não dou pra ninguém! E claro que não cheguei ao meu nível de perfeição não é pessoal? Nós vamos sempre aprendendo e aprendendo, e com a prática chegamos a ela.

                    


1. Livro de qualidade


Leia aquilo que você acha que vai gostar de escrever sobre depois. Mesmo que a crítica seja positiva ou negativa.

2. Marque, grife


Os post-its são muito importantes para quem quer marcar aquele quote ou mesmo alguma parte que lhe chamou atenção. Se for necessário, faça um rascunho daquilo que uma hora vai se tornar a opinião do que está lendo.

3. Reflita


Você não vai conseguir escrever alguma coisa tão rápido assim. Então, pense na história e no que ela te tocou, se foi especial, ou até mesmo os milhares motivos de não ter gostado.

4. Escreva abertamente


Pegue o lápis e escreva tudo o que você achar sobre o livro. Mas seja organizado. Quem vai gostar de ler alguma coisa que não faz sentido nenhum?
Tente colocar nessa ordem:
*Resumo do livro (sinopse, sua apresentação)
*Primeira impressão ao longo da leitura
*Opinião (crítica negativa ou positiva)
*Mensagem que ele deixa (sim ou não)
*Dados do livro (que na minha opinião podem vir, ou no início ou no fim do post)

5. Mostre aos amigos e veja se eles gostam!

6. Melhore alguns pontos, substitua palavras, use seu glossário.

7. Poste e seja feliz! ;)


Blog onde encontrei uma "receita":
Poréns & ETCs 

Pesquisando, encontrei mais uma receita:
Coluna Veja

Beijos e me contem nos comentários se gostaram dessa mistura!


Um comentário:

  1. Oiii tudo bem??? Adorei as suas dicas. Realmente é com o passar do tempo e com o treino que nossas resenhas vão melhorando, mas dicas sempre são muito legais :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir