segunda-feira, 20 de abril de 2015

[Resenha] A Mais Pura Verdade

Olá galerinha, tudo bem?
Tem muito tempo que não posto resenhas não é mesmo? Hoje, então, vamos falar de um livro que recebi da Novo Conceito mês passado e foi o mas comentado da blogosfera. Vou dar minha opinião logo abaixo para vocês.



Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
ISBN: 9788581636337
Sinopse: 
Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



          O livro de estreia de Dan Gemeinhart vem contar a história do Mark, um menino de 12 anos que tem câncer. Não é somente uma história de doença e sofrimento. O Mark quer conseguir ultrapassar seus limites escalando uma montanha na companhia de seu cãozinho, Beau. O problema é que seus pais nunca deixariam e ele não consegue deixar a amiga Jessie para trás, com isso, ele acaba fugindo e buscando sua grande aventura. Na companhia de seu fiel escudeiro, uma câmera e algum dinheiro. Ele passa por diversas situações difíceis e muitas estratégias antes de conseguir chegar ao seu objetivo.





          Primeiro eu recebi a prévia do livro e fiquei super ansiosa pelo resto do livro, eram apenas 6 capítulos. Depois que o completo chegou e eu li, eu fiquei tipo: só isso? :'( Mas vocês vão entender o porquê dessa minha emoção.
          O Dan conseguiu me conquistar do início ao fim, intercalando o presente, narrado pelo Mark, e os acontecimentos com seus familiares, em terceira pessoa, os "meio capítulos". O Mark mostra ser um menino que tem bastante sabedoria e maturidade para a sua idade(eu ficava meio perdida com algumas das ações dele e antes mesmo de eu voltar uma folha para reler, ele já tinha mostrado tudo e eu pensava, mas esse garoto só tem 12 anos?). Ele simplesmente não quer que tenham pena dele, ele só quer fazer aquilo que o coração dele manda, sem a interferência de ninguém. Seu cão, Beau foi um ótimo exemplo de companheirismo e desde a primeira linha da história, apoiou e encorajou o nosso protagonista. Ele é uma presença animal que deu mais vivacidade ao livro, nos ensinando e reforçando o ditado que os cães são os melhores amigos do homem. 


"Os cães morrem. Mas não o meu cachorro. Não desse jeito."



          A cada fim de pensamento do Mark, não todos, existia a frase a mais pura verdade. Muitas pessoas gostaram, outras não, e para mim, aquilo foi mais que o título do livro. Era um lembrete para o garoto não desistir, que ele conseguiria conquistar seu objetivo. Essa é a mais pura verdade.
          Achei que uma menininha ficou meio apagada da história, mas ela fez parte de uma importante decisão. A melhor amiga do Mark, Jessica (que muitas vezes era dita como Jess ou Jessie, e eu fiquei um pouco confusa) reflete nos verdadeiros laços e em como a confiança em alguém pode mudar tudo. Ela sabia o tempo todo da Operação Monte Rainier, porém preferiu manter o segredo do amigo, ajudando-o de alguma forma.
          Os empecilhos que apareceram no trajeto do nosso garoto, fizeram com que eu me fixasse na história e que a leitura fluísse muito bem. A diagramação do livro é impecável e fiquei maravilhada com ela. A editora está de parabéns.




          Eu queria me certificar de que o Mark ficaria bem e eu queria muito ir até ele e lhe dar um abraço bem apertado, mas o autor o protegeu pra mim. Ele foi vítima de violência e alguns fenômenos naturais, onde pensei que naquele momento seria colocado um ponto no enredo todo, mas o Mark passou por cima de tudo, colocando uma vírgula.
          Por esse motivo, eu estava esperando algo a mais. Eu vi tanto no Mark que acabei me esquecendo que quem dá o desfecho é o autor da história. Do tanto que eu li, torci e vi aquele garoto na sua aventura, eu fantasiei outro final para ele e me perguntei se o verdadeiro era mesmo o correto. Por essa razão, de eu ter me focado tanto num ponto que não existia, eu dei quatro estrelas. No entanto, o livro é fantástico e eu recomendo para todo mundo. Sem exceção. É uma história sentimental e que não se trata de câncer, se trata de superar nossos medos, amizade e esperança.

 photo AssinaturaPost21_zps771a3c15.png

3 comentários:

  1. Nossa, adorei sua resenha, muito bem resenha e com um olhar crítico totalmente diferente das outras.
    Adorei
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não consegui me apegar tanto ao Mark, porque muitas vezes ele me irritava, ele era tão inteligente, mas ao mesmo tempo fazia coisas egoístas demais e infantis demais e eu ficava o tempo todo tendo que me lembrar que ele era apenas uma criança doente, acho que o autor na tentativa de criar um personagem forte, acabou inserindo essas qualidades que não me agradou muito, mas gostei do livro, é uma leitura leve, acabei tão rápido que nem acreditei!


    Adorei seu blog!

    Se quiser conhecer o meu blog também, só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy


    ResponderExcluir
  3. Oi Bela!!
    Também recebi a prévia desse livro e fiquei mega curioso pra receber o livro completo.
    O autor conseguiu criar personagens muito cativantes.Apesar de algumas atitudes meio impensadas do Mark ele acaba sendo um personagem bem maduro pra idade que tem.E o que dizer do cachorrinho Beau?Sem dúvidas meu personagem preferido do livro,impossível não se apaixonar por ele.
    E como você disse,não é um livro sobre câncer mas uma história de superar medos e alcançar seus objetivos :)
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir