domingo, 5 de julho de 2015

[Resenha] A Playlist de Hayden

Oi gente, tudo bem?
Como falei no post de ontem, eu recebi o livro da Novo Conceito mês retrasado e vim falar todas as minhas impressões pra vocês! Espero que gostem da resenha! ;)




Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 285
ISBN: 9788581637044 
Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.



          Sam e o amigo Hayden nunca foram de ir à festas, se divertirem, socializarem ou serem os famosinhos da escola. Na verdade, eles nunca estudaram juntos, até aquele ano... O ano em que Hayden chama Sam para finalmente ir à uma festa só que uma coisa terrível acontece. Sam encontra o amigo morto em sua casa, no dia seguinte, com um pen drive e um bilhete: 'Ouça. Você vai entender.'
          Após a morte de Hayden, Sam passa a fazer terapia e a aguentar a trifeta do bullying. Um grupinho formado pelo irmão de Hayden junto com mais dois amigos que por algum motivo de quererem se sair por cima, praticavam atos de covardia com os dois, deixando-os para baixo. Hayden lógico, era o que mais sofria e dá pra se imaginar porque ele escolheu a opção mais "fácil difícil".




          Eu amei a capa do livro e quando eu levei um dia pra escola, pra ler em um horário vago, todo mundo quis saber que livro era e elogiaram bastante. Cada capítulo começa com uma música da playlist e me arrependi de não ter colocado-as para tocarem enquanto eu lia. Agora que estou escrevendo essa resenha que finalmente entrei no site e estou ouvindo. Meu Deus, quanta coisa faz sentido com essas músicas! O mais legal é que elas não simplesmente nomeavam um novo capítulo, mas guiavam o Sam por mais aquele dia. A Michelle nos mostrou em cada situação que aquelas músicas foram o hino do Sam, cada momento que o fez superar o medo, a culpa e a raiva.

Say Something - A Great Big World e Christina Aguilera/ Abre um capítulo super engraçado e estou passando a amar essa música <3 Está na trilha sonora de If I Stay

          A leitura não fluiu tanto quanto eu esperava, mas intercalei uma leitura no meio e quando eu terminei e peguei "a Playlist" de novo, voltei com um ritmo totalmente diferente. O Sam que não tinha tanta ação assim, se mostrou um personagem certinho que quer ir de cabeça erguida, enfrentar os problemas, mas do jeito certo. A Astrid, garota que ele conhece no funeral do Hayden foi uma surpresa pra mim. Ela tem todo um visual peculiar, misterioso e uma personalidade tão forte que só no final percebi o quanto a presença dela fez o livro "viver". 
          Achei que o desenvolvimento da história foi de uma forma leve e pela primeira vez gostei do pequeno mistério deixado no ar ao final da minha leitura. A playlist só foi uma forma dele continuar com o Hayden e da gente entender também que o bullying é capaz de destruir a felicidade de alguém, que todos devemos ser tratados de forma igual e que respeito deve ser espalhado.
          A Playlist de Hayden é um livro capaz de fazer você perceber que a vida é curta, as pessoas são imprevisíveis e o que você acha que não machuca alguém, está quase a matando por dentro. Michelle fez um trabalho bem executado e penso que uma das melhores formas de entender o ser humano, assim como diz a frase da capa (VOCÊ NUNCA CONHECE ALGUÉM ATÉ OUVIR O QUE ELA GOSTA), é através da música.
          Se você gosta de música não pode perder esse livro. E se você também quer uma história forte sobre preconceitos, superação e perdão, esse livro também é pra você.




 photo AssinaturaPost21_zps771a3c15.png

3 comentários:

  1. Oi Bela!
    Mais uma vez parabéns pela resenha, adorei, ficou muito completa, e adorei saber os seus pontos negativos e positivos do livro.
    'A playlist de Hayden' já está na minha wishlist e pretendo comprá-lo em breve.
    Beijos
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bela querida! Tudo bem? Assim que saiu o livro, eu fiquei louca para fazer a leitura. Gosto de livros que envolvem o drama de lidar com o suicidio e com certeza vou conferir as motivações do Hayden e tirar alguma mensagem boa do livro. Ótima resenha!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Ficou boa a resenha, eu gostei da leitura foi algo mais leve relacionado a suicídio, e me estressei com uma personagem por conta de sua atitude.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir