segunda-feira, 28 de setembro de 2015

[Book Tour] Resenha: Morada das Lembranças

Oi gente! Tudo bem?
Quanto tempo não venho aqui que já vai se tornando rotina eu falar toda vez... Bom, hoje vou resenhar (Aleluia!Aleluia! Quanto tempo não tem resenha por aqui mesmo?) o livro Morada das Lembranças da Daniela Bauer e é o meu primeiro livro de Book Tour! A Débora do La Oliphant me convidou junto com outros blogueiros para fazermos esse "projeto" e eu sempre via vários blogs mostrando os projetos e tudo mais e eu ficava aqui... Sem saber o que era esse tal de Book Tour, até que entrei na leitura e encarei o desafio de ler esse livro em 15 dias, que na verdade foram dez para que eu finalizasse essa história cheia de emoções! Espero que vocês gostem! E muito obrigada à Débora pela lembrancinha e por proporcionar essa "aventura".


Título: Morada das Lembranças
Autora: Daniela Bauer
Editora: Biruta
Páginas: 200
ISBN: 9788578481360
Sinopse: 
Através dos olhos de uma menina, o leitor acompanha a trajetória de sua família que, em meio à Revolução Russa de 1917, viu‑se obrigada a deixar para trás tudo o que conhecia e a empreender uma audaciosa e perigosa fuga rumo a um destino totalmente desconhecido. Com novas vidas e identidades, vê-se despertada pelas inúmeras perguntas que permanecem sem resposta. Mas, essa é a chave da morada. Não ter as respostas lhe permite seguir em frente e abrir todas as portas.



          Morada das Lembranças, o primeiro livro da Daniela Bauer vem contar a história de Miha, uma menina corajosa que se vê na fuga de uma Revolução. E não é qualquer revolução, é a Russa de 1917. O pai da menininha fora assassinado e só restara ela, a mãe e o irmão que ainda era um pequeno bebê. O livro todo nos mostra a trajetória da família que sofreu e passou por tantas coisas até conseguirem se estabilizar em um lugar. As dores, as perdas, os olhares e principalmente as lembranças. Lembranças dos dias que ficam, lembranças do passado, lembranças que nunca voltarão.

          O livro começa com lágrimas e eu as distribuo pelo desfecho da história. Eu não estava muito animada com o livro, apesar da capa me deixar bastante curiosa, com essa arte totalmente abstrata sem qualquer chance de interpretação. Mas a narração em primeira pessoa e a história me conquistaram totalmente. É um livro curto e sentimental que te passa muitas emoções em um piscar de olhos. Eu nunca tinha lido nada sobre a Revolução Russa e me surpreendi bastante. A Editora Biruta fez um trabalho incrível, pois o livro está impecável. A diagramação é maravilhosa, com mais pinturas por dentro e por todo o livro, com uma revisão sem palavras e um conteúdo de se sentir orgulho de ler um livro assim.



          O ponto alto é que a protagonista é a avó da escritora e achei isso incrível. A forma com que ela conseguiu transportar tudo o que lhe foi contado e depois condensado em mais ficção foi muito prazeroso de se ler. Sabe aquela expressão que você "engoliu sapo"? Eu com certeza julguei mal antes de ter a chance de ler e como tive a chance estou aqui contando minha experiência. Gosto de aulas de história, mas se para cada capítulo tivesse um livro como esse, seria bem mais legal de se aprender como que se deram as revoluções, para onde as pessoas fugiram, se elas sofreram ou não e se sobreviveram. Na história da Daniela, podemos acompanhar a família da Miha, através de seus olhos, fazendo essa travessia: Rússia - Polônia - Brasil. Sim, eles vêm até aqui, até a casa da avó materna da garotinha, tentar pedir ajuda para essa avó nem um tanto amigável ou agradável. A mãe da Miha, que quando chega ao Brasil é obrigada a se tornar apenas Maria, penso, é uma mulher muito batalhadora, pois escondeu a filha para sair da Rússia e foi embora como se só estivesse levando o filho bebê. Enxerguei ela com uma imagem triste por fora, mas uma muralha por dentro. Até certo ponto na verdade, pois quando ela chega no Brasil e pede ajuda à mãe, a muralha meio que vai se fragmentando...

          Amei as descrições dos lugares e realmente me senti numa estação de trem, em um navio e passando por imigrações... Adorei o ponto de vista da menina, pois mesmo sendo tão pequena, ela consegue captar cada detalhe daquilo que está ao seu redor, da forma dela. Suas dificuldades sendo transparentes em um papel foram tão aflitas para mim que me senti literalmente debaixo da saia de sua mãe. A parte mais interessante na minha opinião foi a descrição que ela dá ao chegar ao Brasil, precisamente ao Rio de Janeiro. Foi minha melhor parte do livro, mas nele, não deixei de tirar frases muito inspiradoras também.

"Aqueles que não se arriscam morrem na incerteza."


          Com uma narrativa fluída, personagens cativantes e com uma vontade de afagar as personagens para que não sofressem mais e com uma aula de história de arrepiar, um título lindo e uma capa exuberante, Daniela Bauer deu o seu pontapé inicial na literatura da melhor forma possível. Para quem curte livros "históricos de ficção poéticos e sentimentais" vale muito a pena. O livro pode te surpreender, assim como aconteceu comigo!


 photo AssinaturaPost21_zps771a3c15.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário