quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Maratona Literária - Eleanor & Park #9

     Oi gente!
     Estou muito feliz porque esta é a penúltima resenha da Maratona Literária! Yeahhhhh. Esse livro foi super indicado por duas divas da minha diva, mas pelo que eu ouvi falar, esperava mais... UoooooA. Esse livro não estava na minha listinha, assim como o de amanhã também não. Mas são livros não são? E vou tentar terminar a lista para o outro Desafio.



Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Páginas: 328
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.



     Park, um coreano que tem um irmão mais novo mais alto que ele. Eleanor, uma ruivona que tem quatro irmãos, uma mãe que queria mais para os filhos e um padrasto que a odeia.
     A família de Eleanor acaba de se mudar e ela acaba de voltar para casa, pois o padrasto não a suporta e vice-versa. Devido às suas péssimas condições, ou quem sabe porque ela tenha um estilo próprio, se veste com roupas velhas e de menino pra escola. E é no caminho para essa escola que encontramos ela encontra Park. A garota não tinha lugar para se sentar e acabou indo parar no banco ao lado do de Park. Além de escutar músicas, ele lê gibis e num dia desses empresta um dos seus para Eleanor, sem saber se o gibi voltaria para o dono. Ela poderia ter roubado, mas a garota não o fez e devolveu a Park no dia seguinte. A partir daí, eles começam um amor improvável e simples.



     Demorei quatro dias pra engolir essa história e digerir cada página que li. Eu me encantei com a escrita da Rainbow e não quis me desgrudar da leitura. Um narração em terceira pessoa, mostrando os lados ELEANOR & PARK, super divertida e emotiva.
     A história do mestiço e da garota ruiva de cachos me conquistou na primeira linha. O jeito carinhoso e cuidadoso do Park foi o melhor de tudo. Ele não é o tipo de galã gostosão ou machão. ELe é somente o Park e nada mais. Já Eleanor, não é nenhuma garotinha mimada, patricinha ou romântica, aquelas que esperam o conto de fadas perfeito. Ela é uma adolescente de atitude e personalidade, cheia de sentimentos dentro do coração. Os dois não se definem em amor por fora, por aquilo que vivem. mas por dentro, pelo que sentem.
     Achei maravilhosa a forma com que a autora retratou esse amor sincero. Ali, vivendo com o coração, só existiam os dois adolescentes de dezesseis anos. Ninguém causava discórdia entre eles e se causasse, eles sé se importavam com eles mesmos.
Eleanor, por ser diferente do modelo feminino padrão, acaba sendo alvo de chacotas na escola e não só dentro dela...




     Park tem alguns amigos e Eleanor consegue fazer duas, que no final nem sequer dão as caras ou são citadas. Realmente senti falta delas e de como entendiam e ajudavam a ruiva.
     A capa é super linda, o trabalho gráfico ficou perfeito! Amei conhecer a Rainbow nessa Maratona. Quando terminei a leitura, senti nada. Pelo drama que eu ouvi falar, pensei que o final fosse muito pior, mas não. Se bem que o desfecho foi muito sentimental e se tivesse mais coisa ali, eu teria ficado em prantos. Daí, ontem, fui perceber que a história trás uma sentimentalidade e uma sensação de tranquilidade e de amor. Eleanor & Park é um livro sereno, para ser sentido, para se ler no vazio do coração, que logo logo será preenchido.





 photo AssinaturaPost21_zps771a3c15.png

3 comentários:

  1. Muito boa sua resenha, estou doida pra ler esse livro!!
    Respondi a tag que você me indicou, da uma olhada
    http://literanoni.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html?m=1

    Abraços.
    Cindy

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, tudo bem???
    Nessa maratona fui péssima, consegui ler apenas seis livros e resenhei 5, mas tudo bem... ainda achei válido... porque no fim li um pouco mais a quantidade de livros que leio normalmente... mas quero melhorar isso porque sei que consigo... Bom eu tenho muita vontade de ler esse livro... eu já o tenho na minha estante... eu não espero muito dele além da simplicidade com que ele parece ser escrito e com uma sensibilidade muito bonita de criar personagens palpáveis... pelo que percebi você gostou muito da história, mas parece que não supriu todas as suas expectativas.. mas um indicio que eu deva começar a leitura serenamente e não cheia delas... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, eu estou a ler agora Eleanor&Park e estou a gostar, mas como ainda estou no início ainda não sei muita coisa :D

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir