sábado, 6 de dezembro de 2014

Amelia Thermopolis, de Manhattan para o Mundo

Oi gente!
Tudo beleza?
     Hoje vim falar de uma série muito especial: O Diário da Princesa, que li este ano.
     Eu já tinha visto os filmes e pensei que eram só mais alguns roteiros inventados e não baseados em livros(acho que eu não prestava atenção nos créditos muito bem). Descobri que tinham os livros que inspiraram os filmes com um ex-colega do curso de inglês que estava lendo o 1º livro para uma prova da escola. Quando vi, nem me interessei, mas ao ver todos os livros na estante de uma biblioteca, eles me fizeram pirar. Eu ia ler aqueles livros.

     A história é sobre a Mia, de 14 anos que mora em Manhattan. A mãe começa a namorar seu
professor de álgebra e ao mesmo tempo seu pai traz a notícia de que ela é uma princesa de um pequeno principado, a Genóvia. Sim, o pai da Amelia é vivo e não pode ter mais filhos devido a um câncer que teve. E claro, nossa Grandmère é uma megera. Totalmente diferente da Julia Andrews do filme. Na verdade, os livros e os filmes são diferentes e só na ideia principal são iguais: princesas. Se eu contar nos dedos as diferenças, não vai caber tudo.
     O que gostei mais nos livros é que eles foram escritos na forma de diário(claro, fazendo jus ao título) e as notas de rodapé que a Mia colocava: de estudar tal matéria, comprar tal coisa e dar comida para o Fat Louie. Ele é um dos gatinhos mais fofos do meio literário. O que é legal nos livros: a Mia não é uma anti-social e tem várias amigas. Uma inclusive, ela fez quando brigou com a Lily, sua melhor amiga, logo no inicinho, por ser princesa. No livro a briga durou um tempinho, já no filme, nem 1 segundo. Com o decorrer da trama da nossa princesinha, ela acaba se apaixonando pelo irmão gatinho da Lily: Michael. Ele é dois anos mais velho e nós temos a surpresa dele também ser apaixonado pela Mia.

Títulos:
1. O Diário da Princesa
2. A Princesa Sob os Refletores
3. Princesa Apaixonada
4. Princesa À Espera
5. Princesa de Rosa Shocking 
6. Princesa em Treinamento 
7. Princesa na Balada
8. Princesa No Limite
9. Princesa Mia
10. Princesa Para Sempre


     Festas, brigas, novas amigas, treinamento de princesa, descoberta de talentos, aulas chatas, bilhetes, namoro, faculdade do namorado, pressão e amadurecimento. Os 10 livros possuem isso e mais um pouco, com a leve pitada de segurança de guarda-costa.
Aprendi com a Amelia a crescer, a como ser uma princesa de verdade e a pensar antes de agir. Nós vemos sua evolução do 1º ao 10º, ela muda muito e só uma coisa não amadurece em seu corpo: o coração.
     A Meg fez um trabalho excelente e aplaudo ela de pé. Se os filmes, tivessem pelo menos continuado a essência dos livros, seriam cada fez melhores. Ainda mais porque nossa princesa Anne Hathaway realizaria seu ofício com maestria.
     A série ainda tem 2 livros fofos e pequenos de capa dura. Um sobre o natal que Mia, Lily e Michael passaram juntos em Genóvia e o outro são Lições de como ser uma Princesa, com dicas de Mia, sua avó, amiga e cabeleireiro.


     Quem não leu, vale muito a pena. Dez livros não são nada quando se quer realmente embarcar nessa viagem a NY/Genóvia.
Beijos!

2 comentários:

  1. Oi Bela, tudo bom?

    Eu tenho alguns volumes dessa série, mas nunca me interessei em ler. Acho que eu e Meg não combinamos muito mais, que pena. Que bom que amou a série!!! Leia a série "A Mediadora", é a minha favorita <3

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bela!
    Sempre quis ler a série O diário da princesa, mas a quantidade de livros sempre me assustou! haha Mas pretendo ainda ler, não vou desistir. rs
    Da Meg já li os livros da série A rainha da fofoca e A mediadora, que considero a melhor! E já Tamanho 42 não é gorda. De todos, recomendo A mediadora, são 6 livros no total! Vale a pena. ;)
    Beijos
    http://sonhos-em-paginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir