segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Resenha Especial de Natal

     Oi gente, tudo bem?
     O Natal nos trás tantas coisas boas... Para mim, no ano de 2010 não significou tanto assim... Uma pessoa muito especial na minha vida que marcava essa época, foi embora morar com o menininho que nasceu no dia 25 de Dezembro que é o motivo dessa festa toda. Todo mundo achou engraçado ele partir na época que ele fazia maior alegria, mas ele ainda permanece no meu coração. 
     O Natal, é uma época linda, onde reunirmos nossa família, trocamos presentes com os amigos, montamos as árvores em nossas casas e relembramos o verdadeiro motivo disso tudo: o nascimento do Salvador. 
     Na literatura brasileira, nem vi livros ou contos que nos lembrem dessa época iluminada e quente! Porque nos outros países vemos só neve e neve! Aqui é o calor do..... Deixa pra lá! 
     Queria dividir alguma leitura com vocês e encontrei uma história: Um Conto de Natal, do Charles Dickens. Uma história antiga de um escritor britânico, mas com ensinamentos de dar arrepio... Eu já conhecia o enredo e no final conto pra vocês!



     Ebenezer Scrooge é um velho mesquinho e pão duro de negócios em Londres. Não acredita no Natal, não vive essa época, não quer ajudar as pessoas e nem quer sentir cheiro natalino! Trabalhava com um sócio, Marley, que morreu há muito tempo e desde então, todos o conhecem por ser essa pessoa amarga. Mas um dia, antes da festa natalina, ele recebe a visita do espírito do amigo. Eu achei bem legal, no início do conto, o autor enfatizar que ele estava morto! Morto mesmo! Claro, para todo mundo acreditar que um espírito de verdade apareceria e mudaria tudo na vida de Scrooge!
     O amigo e ex-sócio, na verdade o espírito dele, avisa que ele receberá a visita de mais três da mesma "espécie" dele. Espíritos dos Natais passados, presentes e futuros do velho. Ebenezer muda já com a visita do "Natal Passado", sobre o verdadeiro fim de se festejar. Nas três visitas, vê como ele era feliz, como as pessoas estão pobres e prestes a morrer e como ele pode acabar assim, do mesmo jeito, se não mudar.
     O conto me fez pensar que o "Scrooge" teve uma chance de mudar, mas existem muitos velhinhos mesquinhos por aí e que não devem acreditar no Natal! O que fazer com eles para não terem um fim tal qual o de Ebenezer? Levar o Natal até eles! Fazer as pessoas acreditarem na magia dessa época e de tudo que a move. Uma época de celebrar com as pessoas que amamos e graças a Deus que Scrooge conseguiu fazer isso no final!

     Eu estava reconhecendo a história, com a sinopse que fui ler e percebi: Barbie e Uma Canção de Natal! Tá gente, não me julguem por ainda assistir os filmes da Mattel. Não só o filme foi baseado no conto de Dickens, como também o verdadeiro nome do Seu Patinhas do Pato Donald, tem Scrooge. Pois é, arte sempre imitando arte. E que venham mais livros assim por serem imitados!

Título: Um Conto de Natal
Autor: Charles Dickens
Editora: L&PM Pocket 
Páginas: 100
Citação: “E que provas deseja de que eu existo, além daquelas que os seus olhos e ouvidos já lhe deram?”
Avaliação: * * * * *





Nenhum comentário:

Postar um comentário