quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Resenha: Jogos Vorazes

Oi gente!
Tudo bem?

     Graças a Deus estou finalizando meu ano escolar e vou poder dividir com vocês todas as novidades para 2014/2015. Mas enquanto isso não acontece tem resenha de um livro "mara" aqui em baixo:
The Hunger Games.
     Meu segundo semestre de 2014 foi cheio de distopias... E eu nunca tive vontade de ler a trilogia da Suzanne Collins. Todo mundo idolatrava os filmes, mas eu nunca quis assistir. Até as férias do meio do ano. (Se quiser ver o post clique aqui.) Eu amei os dois(Jogos Vorazes e Em Chamas) e no momento estou louca pra assistir A Esperança Parte 1, que até hoje não vi. E claro com a influência de duas amigas, eu resolvi ler o primeiro livro.

     Os EUA agora se tornam Panem, dividida em doze distritos sob o governo de um ditador: o Presidente Snow. Para que ninguém se rebelasse como fez o distrito 13, a Capital criou os Jogos Vorazes, onde um menino e uma menina de 12 a 18 anos de cada distrito, chamados de tributos, devem ser sorteados para lutarem até a morte nos Jogos. Só um sairá com vida da arena, cheio de fortuna, direto para a Vila dos Vitoriosos.
     Katniss, a protagonista, narra a sua história no distrito doze com a mãe e a irmã Prim. Depois que seu pai morre em um acidente em uma mina, ela se torna responsável por colocar "comida na mesa", caçando com seu melhor amigo Gale na floresta. Ela é boa no arco e flecha e com Gale aprende a fazer armadilhas.

     Na 74ª edição dos Jogos Vorazes, Katniss se voluntaria no lugar da irmã, que fora sorteada, e se torna tributo ao lado de Peeta Mellark, o filho do padeiro que lhe deu pão quando era mais nova e estava "morrendo de fome", literalmente sem nenhuma hipérbole.
     Eles vão para a Capital, recebem um trato na beleza, a ajuda de uma super equipe e tem a grande estreia. Porque os Jogos são como um reality show: toda a população de Panem acompanha o desenrolar da matança. Katniss Everdeen fica marcada como a garota quente, pois na sua estreia, ela e Peeta usaram roupas que pegaram fogo na passarela. The Girl On Fire. She is just the girl, and she is on fireee. Pois é, pensei na música da Alicia Keys.

     Eu amei a escrita da Suzanne, cada detalhe e cada batalha. O livro é com certeza melhor que o filme. Mais cenas que se tornam reais para mim e mais emoção para todo mundo. Consegui ver a Jennifer como nossa heroína com muita facilidade. O que ela transmitiu nas telonas passou para a minha "pequena grande" imaginação. O que mais gostei no livro e no filme também:  Rue, a menininha, tributo do distrito onze. Ela acendeu o tordo dentro da Katniss. Uma melodia, quatro notas: a esperança de que tudo pode mudar.

Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397
ISBN: 9788579800245
Avaliação: * * * * *
Citação preferida: 
"Ela não faz ideia do efeito que causa."

Um comentário:

  1. Esse livro é maravilhoso.
    Adorei a resenha, estou seguindo aqui!

    Beijos
    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir