sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O último livro da Maratona Literária

     Oi pessoas! Como vão?
     Quando comecei a Maratonba Literária #EuToDeFérias pensei: Ah, é fácil. Mas depois que eu vi que teriam muitas resenhas pela frente eu me desesperei, mas consegui concluir! Amanhã conto para vocês sobre o que eu aprendi e se encaro mais uma super Maratona dessas.
     Esse livro de hoje também não estava na minha listinha, porém foi tanta a insistência da Gabi do Borboletas de Chantilly, que eu acabei lendo ele. Eu queria desabafar legal aqui sobre esse livro, mas não vai ter como sem spoiler né? Se eu fosse uma youtuber, com certeza faria uma vídeo debatendo sobre o desfecho que o autor escreveu, porém como não sou, vamos a resenha habitual e à minha opinião.

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
ISBN: 9788578273422

Sinopse: 
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que , cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para seu labirinto e catapultará em direção ao Grande Talvez.










     Como diz a sinopse, Miles é um adolescente viciado em últimas palavras. Ele não lê obras dos autores, mas suas biografias para descobrir o que cada um falou antes de morrer. E é nessas palavras que ele encontra uma frase de um autor que busca o Grande Talvez(buscava né, porque ele já morreu), baseado nisso ele deixa sua vida para trás e vai estudar num colégio interno, onde seu pai estudou, a Culver Creek. Lá ele conhece Chip, Takumi(um asiático) e a bela Alasca. Chip tem o apelido de Coronel e o próprio coloca em Miles o apelido carinhoso de Gordo, pois na verdade o garoto é tão magro que merece o antônimo do seu verdadeiro físico.
     Na escola, ele fica amigo de alguns e outros, mas o que lhe interessa mesmo, é Alasca Young, misteriosa, "sedutora" e que já tem namorado...
     Eu comecei lendo o livro sabendo de um spoiler, o qual eu já estava a par antes mesmo de querer ler esse livro. Li ciente do desfecho que John Green daria à história. Para mim aquilo não significava nada, porém depois que eu li, percebi o quanto isso me deixou angustiada, fora de si e louca, querendo só suprir meu desespero com perguntas como: Por quê? Como? Pra que?


"Alyeska. Significa 'aquilo em que o mar bate', e eu adorei. Mas, naquela época, só conhecia o Alasca do norte."


     O livro permanece com a escrita do John Green dos seus outros livros, mas essa história não me cativou por completo. Ela é dividida em ANTES e DEPOIS e os capítulos são bem pequenos. Durante o antes fiquei torcendo pra história se desenrolar logo. Eu lia essa parte como se fosse uma leitura obrigatória da escola de tão chata. Somente durante o depois que o livro começou a fazer sentido pra mim e a me prender até a última linha. Eu quis saber o que ia acontecer e descobri: NADA!
     O John tem umas ideias brilhantes, mas dessa vez não me cativou como nos outros livros que eu li. Eu me sinto preenchida com as histórias e suas mensagens, mas dessa vez só as últimas palavras do poeta que motiva Gordo a ir pra um internato, que ME instigou a querer algo mais.
A busca por um Grande Talvez, uma paixão não correspondida e o sustento das últimas palavras.


"Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia. Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."


     Quem gosta delas? O assunto era bom para ser trabalhado, ainda mais por um autor tão brilhante, mas na minha opinião não vingou. As palavras que ele usa são maravilhosas, só faltava arrumar o jeito certo de conquistar totalmente qualquer leitor. Amei as quotes, mas o livro, que tinha tudo para ser sensacional, me decepcionou muito.
     Eu recomendo para quem não quer um livro com muitas expectativas ou quer ler mais John Green, se realmente gosta dele. Vai que você tem uma opinião diferente e gosta mais do que eu?



Eu prefiro a 2 :)


 photo AssinaturaPost21_zps771a3c15.png

Um comentário:

  1. Ei Bela, tudo bem? Também prefiro a capa 2, que é inclusive a que eu tenho... Minha impressão do livro foi totalmente diferente da sua hahaha. Não sei bem o por que, mas este livro me prendeu e sempre que lembro dele tenho uma sensação boa. Eu mergulhei nesse universo e na vida escolar, nas saídas do Gordo com o Coronel e com a Alasca e estava louca para descobrir o que era o divisor de águas do livro do “antes”, “depois”. Quando descobri, travei. Li o “depois” desesperada para descobrir o porque e, igual a você, só consegui me desgrudar na última linha. Concordo que os quotes trazem um quê a mais para a história e sim, o “antes", principalmente no início, chega a ser meio lerdo e chato, mas não sei, isso não me desanimou... Pretendo reler o livro para ver se a primeira boa impressão permanece... No mais, ótima resenha! Saudades! Bjs

    ResponderExcluir