sexta-feira, 15 de julho de 2016

[Resenha] Azeitona - Bruno Miranda

Oi galera! Estavam com saudades das minhas resenhas? Pois eu estava. Ah, como é bom voltar a resenhar. Já mostrei esse livro aqui em um post da Bienal e recentemente finalmente devorei essa história. Leiam o livro, mas antes confiram o que achei:



O livro de estreia do youtuber Bruno Miranda vai tratar sobre um reality show de pais adolescentes, o Novos Pais. Ian (na pronúncia original Iân, mas eu li o livro inteiro falando Ían), o protagonista de 16 anos, foi criado ela irmã e eles não têm a melhor situação financeira, além de agora ela estar grávida. Emília tem 17 anos, é colega de sala de Ian e eles nunca tiveram uma conversa de verdade. A família da garota é dona de uma confeitaria e Emília nunca teve o melhor relacionamento de filha com os pais.
Um dia, em uma consulta de Iris, irmã de Ian, em um consultório ginecológico, uma mulher o aborda enquanto está esperando a irmã sair da sala e o convida para participar do Novos Pais, pensando que é a sua namorada que está lá dentro. Ian acaba aceitando a proposta, porém ele não tem namorada. Pensa em Emília, dá o nome da garota e agora Ian tem a tarefa de convencê-la a participar, sem ao menos estar grávida.

A história é contada em 3ª pessoa com uma linguagem fluída e muito divertida. Quando o Bruno divulgou a capa, eu fiquei mega empolgada e curiosa quanto ao título. Ao decorrer da leitura, quando descobri fiquei eufórica por essa única palavrinha se encaixar tanto no enredo. A diagramação combina perfeitamente com o livro e a edição está linda, com alguns errinhos de trocas de nomes de personagens.
Quando eu assisti a um vídeo do Bruno sobre seu processo de escrita, fiquei admirada com a animação e a organização que ele teve para escrever cada cena. O Ian me conquistou do início ao fim com sua determinação em participar do reality e ser responsável por qualquer consequência que pudesse surgir, porém ele estava confiante de que nada iria acontecer. Apesar de o que eles estarem fazendo ser errado, enganar o programa, eu senti que o Ian precisava tanto mudar de vida quanto crescer, e o amadurecimento cada vez mais crescente dele ao longo do livro foi visível e me agradou bastante.

Foto: Instagram (@bubarim)


Iris foi minha personagem queridinha no livro todo. Ela foi a verdadeira mãe do Ian e o apoiou independente de tudo, pois ela percebeu que ele precisava crescer e sentir o peso das decisões sozinho, porém mesmo segurando um filho no ventre, namorando e eventos para cuidar de seu trabalho, ela estaria lá a qualquer momento para ampará-lo.
Outras histórias de personagens coadjuvantes como o Caio, garoto de 12 anos para quem o Ian dá aulas de tênis, as gravações do reality e algumas poucas cenas na escola, foram fundamentais para acrescentar mais emoção à essência do livro. As personagens não são só feitas do enredo principal, mas de tudo que as rodeiam e transformam.
A Emília foi a única personagem que não consegui me simpatizar. Além de egoísta, seca e sem ação, toda vez que ela “entrave em cena” eu queria pelar as páginas para voltar para o Ian. Todavia, eu amei a resolução da relação com a mãe dela e uma das poucas cenas que a admirei foi no desfecho da história, quando ela deixou de ser uma simples pecinha, para se tornar a Emília de verdade.
Azeitona é um livro denso por seu conteúdo, mas leve para qualquer momento. Para quem gosta de temáticas de reality, livros com mensagens para a vida, histórias muito além da sinopse ou o fruto da oliveira, bem, esse livro é para você.



 photo AssinaturaPost21_zps771a3c15.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário