quinta-feira, 4 de agosto de 2016

[Resenha] Era uma vez - A Busca


Oi gente! Tudo bem com vocês? O segundo livro da mineira Bibi Ribeiro vai te encantar. Claro, se você gostar das histórias dos contos de fadas. Tenho certeza que a Bibi roubou uma varinha de condão de alguma fada, porque só assim para ela ter preenchido as 270 páginas do livro com magia! E é sobre Era Uma Vez – A Busca, a resenha de hoje.



Título: Era Uma Vez - A Busca
Autora: Bibi Ribeiro
Editora: D'Plácido
ISBN: 9788584252862
Páginas: 270




          Isabella, minha xará mas eu não tenho dois Ls, é uma adolescente normal, até normal demais, que não sabe exatamente qual sua função no mundo. Ela não tem amigos, apenas uma que foi fazer intercâmbio, e vive sozinha com a mãe... O pai? É um mistério que nem ela mesma sabe e escrevendo essa resenha voltei a pensar... Quem seria o pai da Bella? Bibi, pode escrever uma continuação! Voltando à situação da nossa protagonista, ela não sente que é alguém especial, até que se vê quase obrigada a se tornar uma procuradora de princesas perdidas da Busca de Liga Real. Ficou tão confuso como eu? Vamos lá. Ela é uma das descendentes pra participar da busca de várias princesas no mundo real. Depois do Felizes Para Sempre elas se perderam no nosso mundo e é dever de um casal de adolescentes tirá-las desse pecado todos os anos... É um ciclo.
          Bella não queria participar, mas vê nesse um ano que ela ficaria fora, uma oportunidade para encontrar a ela mesma e definir sua história... E junto com Lucas, seu parceiro nessa busca, é que ela vai ajudar a salvar o Happily Ever After das princesas.
Mas será que ela vai encontrar o seu era uma vez? 


"Você vive para que as crianças acreditem no amor, e para que EU acredite no amor... Você vive para que eu viva."



          A escrita da Bibi é leve, bem humorada em várias partes e em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Bella. A diagramação é bem simples e a capa ficou uma fofura.
          O que eu mais gostei na história fora uma protagonista com o meu nome, que tem cachos e que entra a fundo em um conto de fadas, são as princesas em si. Foi muito legal a adaptação para os dias atuais de como seria o pesadelo da Branca de Neve por exemplo, até ela encontrar seu Encantado, ao invés da maçã envenenada. Ou da Mégara que foi uma das minhas buscas preferidas. Demorou um pouquinho pra ser encontrada, mas o artifício que eles usaram foi muito legal. Seja irem para um baile, em um parque, fazerem concursos de princesas e tudo mais... Cada detalhe para encontrar cada garota me surpreendeu. Algumas definitivamente mais do que outras.


          As histórias paralelas, das famílias da Bella e do Lucas, também foram um ponto positivo do livro. Eu amei ver a Isabella reconstruir sua história com a mãe e saber que o Lucas foi criado pelos avós e que tem uma trajetória bem peculiar... Ele também merecia um livro só pra ele, com “pais” tão generosos.
          O romance do livro não me conquistou completamente, mas acabei torcendo pela felicidade dos dois, calro, e achei o clímax (spoiler spoiler spoiler) bem clichê e bobo, que me fez pensar o quanto atualmente a gente briga por coisas tão fúteis e deixamos de ser felizes por mal entendidos. E a cereja do bolo ficou com o texto que a professora da Bibi deixou como um “posfácio”. Amei as palavras dela sobre a história da ex-aluna e que mesmo que seja uma total ficção, assim como os protagonistas e as princesas, nós sempre vamos estar em busca de algo, e o meu algo, de Isabela agora, é também buscar as palavras que virão depois do era uma vez...
         



Nenhum comentário:

Postar um comentário