quinta-feira, 22 de setembro de 2016

[Resenha] Para todos os garotos que já amei

Hey galera! A resenha de hoje é de um livro da Jenny Han que vi na internet ano passado com essa capa maravilhosa, mas só esse ano pude comprar e ainda tive a indicação de uma amiga. Para os apaixonados por uma escrita maravilhosa e um romance gracioso.
Lara Jean é uma adolescente de 16 anos, descendente de coreanos, que perdeu a mãe muito jovem, por isso foi criada pelo pai e a irmã mais velha Margot. A família ainda é composta pela sapeca irmã da Lara, Kittty.
Como uma garota normal, Lara já se apaixonou, mas quando ela percebe que a paixão que sente acaba, ela escreve cartas de “amor”, como uma despedida e endereça cada uma a cada um dos garotos. A questão é que ela nunca enviaria as cartas. Ela guarda para si mesma em uma caixa azul petróleo de chapéus que foi presente da mãe como forma de se sentir livre daquilo que sentiu um dia. Porém, misteriosamente as cartas são enviadas aos destinatários e a vida da garota vira mais do que de pernas pro ar.



Título: Para todos os garotos que já amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 9788580577266

O livro é narrado em primeira pessoa pela nossa protagonista fofa e a escrita da autora é muito gostosa de se ler. Os capítulos são curtos e a Lara parece que entrou nos seus pensamentos mais profundos e vai contando a história de um jeito tão fascinante que a frequente frase “só mais um capítulo” é um hino pra esse livro. Nada de dramas exagerados e nada de romance muito meloso, apenas uma garota tímida que mostra para o leitor seus dilemas um tanto quanto difíceis. Além dessa capa linda, é uma história cheia de recheios, algumas surpresas e um romance fofo.
Eu amei a construção da personagem da Lara. Ela é a mistura de dois tipos de garotas: a tímida apaixonada que guarda o sentimento para si e tem medo de se machucar, e a garota confiante, que só precisa de um estímulo para se arriscar e deixar de lado a garota dura por fora, para ser substituída pela sonhadora.


"Você prefere criar uma versão idealizada de alguém na sua mente a ficar com a pessoa de verdade." 



A irmã mais velha da Lara, Margot, está se mudando para a Escócia para fazer faculdade e acaba também terminando o relacionamento que tinha com Josh, o vizinho delas, por quem Lara Jean também já nutriu sentimentos, já escreveu uma carta e surpresa! Ela é enviada para o garoto. A menina começa a se desesperar por esse furacão estar acontecendo e não poder compartilhar com a irmã mais velha, que está longe e que não faz ideia de que Lara, para começo de conversa, escrevia essas cartas. Margot era a líder da casa, Margot quem sabe resolver tudo, Margot quem sabe cozinhar, Margot quem leva Kitty na escola e Margot que é a irmãzona da Lara. Porém, a senhorita Covey passa por uma transição bem bonita no livro. Lara tem que provar pra si mesma que é capaz de colocar ordem na sua vida, e sendo a nova irmã mais velha dentro de casa.


Quem começa esse furacão é Peter Kavinsky, outro garoto da escola dela, que também recebeu uma carta e fica irado por Lara Jean ter escrito que odiava ele ser o-egoísta-que-sempre-fica-com-o-último-pedaço-de-pizza. Ele vai tirar satisfações com ela, mas no fim eles acabam caindo em um relacionamento de mentirinha, para que Lara pudesse fugir da realidade de ter que confessar que ainda gosta de um outro alguém... Um amor impossível. Peter, porém, se torna um bom ouvinte para Lara Jean e esse relacionamento pelas aparências, ou pelo menos para fugir dela, vai ser mais um fator que fará a menina amadurecer.
O final do livro para a maioria das pessoas deve ser o maior sofrimento, pois ele é um pouco vago e você fica imaginando mil coisas. Mas foi esse "imaginar" que me conquistou. A autora parece ter finalizado com tanta leveza que eu não fiquei preocupada com o que vinha depois da vírgula. Eu fiquei feliz por tudo aquilo estar terminando daquele modo, finalmente, pelos meios e razões corretas. Contudo, para os desesperados de plantão ainda temos dois livros! P.S. Ainda amo você, lançado esse ano e um para o ano que vem, ainda sem tradução, Always and Forever, Lara Jean.
O livro te cativa do início ao fim, inclusive para saber como essas cartas foram misteriosamente enviadas, e acompanhamos como a Lara Jean amadurece depois que o tempo passa, ela assume responsabilidades, a relação com a irmã esfria um pouco por causa da distância e que as cartas foram apenas um “brincar de se apaixonar”, difícil mesmo é viver um amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário