terça-feira, 23 de setembro de 2014

Shakesperiando... Romeus e Julietas



Hey people!
Quem não conhece a história dos dois amantes que vivem uma tragédia e interrompem suas vidas?
Eu, até então, não tinha lido a história... Mas conhecia. Li na escola no ano passado e resolvi que queria ver todas as adaptações cinematográficas possíveis! 


Enquanto o coro de um é o jornalismo da televisão(Romeu + Julieta), o do outro é um pequeno pajem que até começa a ler um enorme pergaminho (o prólogo), porém é interrompido(Gnomeu e Julieta). Ambos retratam a tragédia envolvendo jovens amantes de famílias inimigas, tão famosa escrita por William Shakespeare.






Em uma versão bem divertida em desenho animado, Gnomeu e Julieta mostra a vida de um casal, Sra. Montéquio e Sr. Capuleto, que vivem em pé de guerra e cada um possui seus gnomos, os vermelhos e os azuis. E de cada lado há os jovens amantes (gnomos!).

Avaliação: * * * *
Ano: 2011
Diretor: Kelly Asbury
Categoria: Animação


Já Romeu + Julieta é a história original com as juras de amor e as frases filosóficas de Shakespeare. Se você já tiver lido o livro irá perceber cada página dele nas falas das personagens. Um filme "moderno" do ano de 1996, o galã de Titanic (Leo diCaprio) é Romeu. Ponto para Hollywood! O coro e o modo como cada família descobre algo da outra é passado em jornais de Verona Beach (o novo nome da antiga cidade italiana). O filme tem a duração de 120 minutos e a partir dos 90 você fica morrendo de raiva do “tal” de William por no final ocorrer a tragédia. Sempre torcemos por eles sobreviverem, mas...


Avaliação: * * * * *
Ano: 1996
Diretor: Baz Luhrmann
Categoria: Romance







A história te guia a acompanhar, chorar e gostar. Essas duas adaptações(e mais uma lá em baixo!) devem ser assistidas, pois a cultura de Shakespeare deve ser levada a diante mesmo que no final ao mesmo tempo agrade e não agrade. 


E no ano passado ainda foi lançado Romeu e Julieta. Mais uma versão para encher nossa vida de tortura. Não gostei muito da Hailee Steinfeld como Julieta, mas o Douglas Booth... Ficou ainda mais lindo como Romeu! Não adianta nem falar do filme... É a mesma coisa do livro e das outras adaptações. Só achei que faltou mais Shakespeare nos atores e no filme em si.


Avaliação: * * * *
Ano: 2013
Diretor: Carlo Carlei
Categoria: Drama/Romance








O que diferencia, claro, é a época em que eles são retratados. O de 1996 é trazido um pouco para a nossa época e o do ano passado, conserva um pouco o tempo com que o livro foi feito. E animação é animação, né? :)
E tudo começa com a troca de olhares...

E para quem não conhece a história... Romeu Montéquio e Julieta Capuleto se apaixonam em uma festa que o pai da menina dá. A partir daí, eles descobrem que esse amor é proibido por suas famílias serem inimigas, mas tentam mantê-lo a todo custo. Casam-se, Romeu mata o primo de Julieta, é banido, e as coisas vão ficando cada vez mais "pretas", até chegar NAQUELE final. Mas é um clássico, dos que mais gostei até hoje, e merece destaque!


Título: Romeu e Julieta
Editora: Sol
Páginas: 76
Avaliação: * * * * 
Citação preferida:
"Eu falo de sonhos, que são filhos de um cérebro ocioso, feitos nada mais que pura fantasia, que são tão finos quanto o ar e mais inconstantes que o vento." 











PS: Fugindo completamente do assunto principal... Hoje faz 6 anos que FMF foi lançado!! E além disso, hoje é dia do Sorvete(Yummy!) e início da primavera! Sou muito grata pela Paula por ter escrito esses livros e por eu fazer parte disso tudo!!!

Créditos: Imagens do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário