domingo, 18 de janeiro de 2015

Maratona Literária - Se Eu Ficar #6

     Oi galerinha, tudo bem?
     Hoje vou falar sobre um livro... Que já teve adaptação cinematográfica e foi um grande sucesso. Dica: a Chloe Grace Moretz fez o papel principal. Como diz o título do post, a resenha é sobre If I Stay.

Título: Se eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
ISBN: 9788581635415

     Mia Hall é uma adolescente de 17 anos que acha que foi trocada na maternidade, pois os pais e o irmãozinho são rock n'roll enquanto ela, quando pequena se apaixonou pelo violoncelo. O pai que tinha uma banda, depois do nascimento dos dois filhos e por causa do sonho de Mia, acabou saindo da banda e se tornando professor.
     Durante ensaios que a Mia fazia em sua escola, que incentiva manifestações artísticas, ela conheceu Adam, um quase astro do rock, que tem uma banda, está um ano a frente da nossa protagonista e os dois acabam se apaixonando. Unidos pelo amor e pela música. (OMG, mais um livro musical neste ano!)
     O que a família Hall não esperava era que num belo dia de neve, com escolas e trabalhos cancelados, eles foram para a casa de alguns amigos e acabaram sofrendo um grave acidente de carro. Os pais de Mia morrem na hora e no hospital, com todos os familiares reunidos na sala de espera, Mia tem de lidar com viver sem os pais e lutar para que o irmãozinho Teddy fique bem. Ela tem consciência de todos os acontecimentos, seu corpo fica vagando pelo hospital e a decisão de ficar ou não está nas mãos dela.

SE EU FICAR. SE EU VIVER. A ESCOLHA É MINHA.

     Eu já tinha assistido o filme e era para ter lido o livro primeiro, porém isso não aconteceu... Acho que eu assisti uma história despretensiosa demais e sem muito brilho, por isso não quis ler o livro. Continuo achando isso, mas agora com os olhos de quem realmente leu. A diagramação do livro é a coisa mais linda, com bordas musicais e tudo. A Gayle intercalou os acontecimentos no hospital com lembranças do passado da Mia, como a primeira vez com o violoncelo e como ela conheceu o Adam.
     A história é até curiosa e bem explosiva, como a vida de uma garota era perfeita até ela perder tudo e como será difícil acordar . A autora conduziu tudo de forma que possamos conhecer todas as faces da Mia, de seus familiares e de como ela era feliz.
     Li o livro rapidinho, pois além dele não ser grande, a forma com que Forman retratou tudo é bem envolvente.
     Meu único problema foi que eu esperava um pouco mais do livro. Um pouco mais de "tempero no feijão". Mais vida pra história que é interessante, e boa de ser lida.
Posso classificar o livro como só mais um lido, mais um na estante, só mais uma história. Até porque os protagonistas masculinos costumam arrancar meu coração. Neste caso, o Adam nem me comoveu. Mentira, as falas dele são divas!


     Contudo, a escrita da Gayle Forman, em que a Mia narra sua história, é maravilhosa. Recomendo pra quem quer um romance e drama sem muito AI MEU DEUS! Agora quero ler a continuação e descobrir se o Adam vai mesmo pra minha lista de piriguetagem literária ou não.



 photo AssinaturaPost21_zps771a3c15.png

Um comentário:

  1. Oi Bela, tive a mesma impressão que você em relação ao livro, mas eu estava quando terminando a leitura quando fui ver o filme. Pela primeira vez, achei o filme melhor que o livro... Dizem que a continuação é melhor e também estou querendo ler... Adorei o “piriguetagem literária” hahahah

    leionarede.blogspot.com

    ResponderExcluir