quinta-feira, 15 de setembro de 2016

[Resenha] A Sereia - Kiera Cass

Olá pessoas desse mundo! Tudo bem com vocês? O post de hoje é a resenha de um livro maravilhoso que li mês passado... A Sereia da Kiera Cass que foi lançado no início desse ano ;)


Kahlen, uma garota de 19 anos, foi vítima de um naufrágio com sua família na década de 30 e ao se afogar ela pediu em vão para sobreviver sabendo que iria morrer. No final das contas nada foi em vão e a Água acaba ouvindo o que ela diz. Ela lhe oferece uma oferta: trabalhar pra Ela durante 100 anos e depois poder ter sua vida normal de volta, ou morrer com sua família. Kahlen acaba aceitando sua oferta e vira sua “filha” por oitenta anos, a preferida, mais dedicada e a que sempre entra na água mesmo sem precisar, apenas para conversar com Ela. E depois de oitenta anos, Kahlen começa a contar sua história pra nós. Ela descreve o quanto odeia cantar de seis em seis meses para provocar a morte de pessoas e sua única forma de amenizar a dor que sente é fazer um caderno completo sobre todos os tripulantes dos navios. Entre irmãs que vêm e vão, cidades novas a cada ano, procuras por algo para fazer e ocupar o tempo, já que diferentemente das irmãs ela odeia ir pra baladas ou ficar com garotos sem ao menos ter que dizer uma palavra ( a voz de uma sereia é fatal), é que finalmente a garota se "relaciona" com um humano.

Título: A Sereia
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765930
Páginas: 323




A diagramação do livro continua no mesmo estilo “Seleção” e como vocês podem perceber a capa também, com a garota em um vestido representando a protagonista. Eu achei a capa linda e além do mais, a foto foi tirada em uma praia da Bahia.
O livro é narrado em primeira pessoa e nas primeiras páginas a história não estava funcionando pra mim, apesar da escrita maravilhosa da Kiera e sua maneira única de te atrair completamente para a história, assim como o canto de uma sereia... Até que Kahlen vai à biblioteca de uma faculdade e simplesmente começa a pesquisar sobre bolos... E a história pra mim continuava bem fria... Quando o Akinli surge, um garoto que ainda não faz a mínima ideia do que quer fazer no futuro e estuda na faculdade, se interessa por ela, mesmo sendo “muda”. Algo na Kahlen mexe com ele, o garoto faz de tudo para eles manterem uma conversa e a convida para fazer bolos no dormitório dele. Aí sim a história começa a mexer comigo e depois de uma atitude rígida da Kahlen é que eu percebi que esse não seria qualquer romance. É claro que eles começam a gostar um do outro né pessoal?





É difícil falar o que exatamente eu gostei nessa história, mas vamos em partes. A irmandade das sereias foi algo que eu realmente fiquei encantada. Elizabeth, Miaka, Kahlen e futuramente a nova integrante... Padma são as nossas sereias da história. A amizade que elas constroem no decorrer dos anos é linda e elas se amam tão incondicionalmente que seriam capazes de dar tudo umas pelas outras. Isso é mostrado no livro várias vezes, tanto em apoiar em decisões e ir nadar nas mesmas águas, quanto a abrir mão de tudo para dar a vida à irmã. A Kiera definitivamente me fez dar cinco estrelas pro livro dela primordialmente por causa desse laço indestrutível.
Mas claro que não foi só isso, o modo como ela uniu os protagonistas, e tratou a relação singular de uma sereia e de um humano foi singela e ao mesmo tempo admirável. Quando duas pessoas definitivamente estão destinadas a passarem uma vida toda juntos, não há Água que separe (ou há?), nem mais ou menos vinte anos. Elas apenas permanecem ao lado uma da outra, são o motivo de estarem bem, e há muito tempo eu não lia um romance assim.


"-Não consigo imaginar você arriscando tudo por uma pessoa que não valesse a pena."
- pág. 217



A relação da Água com as meninas e as referências à Ela sempre em letra maiúscula me ir incomodaram no início e eu só fui me acostumar no final do livro. Eu achava a Água tão prepotente que sempre que a Kahlen voltava nadando pra ela por algum problema, eu morria de raiva. Mas se só a Água conseguiu se entender no final do livro, como eu iria entende-la no começo? Ela representa uma imensidão, pode ter tudo, mas nos faz refletir que às vezes ter muito é não ter nada. Olhar para o horizonte e ver uma grandiosidade de mundo, mas se sentir sozinha. E eu entendi a Água. Ela precisa das sereias para que elas a entendam e ao mesmo tempo preencham toda essa imensidão. E ter tempo para aceitar que suas filhas precisam ir e preencher a imensidão de outras pessoas com suas vidas.
A Kiera Cass soube de forma incomparável, mais uma vez, como contar uma história que vai te encantar e te fazer apaixonar pelas sereias. Misturando mitologia com a realidade, você com certeza vai suspirar ao virar a última página se gostar do gênero. Ah, e se leu A Seleção, não esqueça de dar uma oportunidade a esse livro!



Um comentário: