quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

[Resenha] Em Chamas

Oi galera, tudo bem?
Já faz um tempão que fiz a resenha do primeiro livro da trilogia, que esse mês estreou o final nos cinemas, e se você quiser ler minha resenha de Jogos Vorazes, é só clicar aqui. Hoje vamos falar sobre o segundo livro e o meu preferido!





Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800641
Páginas: 416
Sinopse: 
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em Chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos.




          Katniss e Peeta voltam vitoriosos da última edição dos Jogos Vorazes, desafiando a Capital. Era apenas para um sair vitorioso e colocam o amor no meio para não serem mortos. Um amor que Peeta acha que é verdade até se tocar e "olhar" para Katniss, que ainda ama Gale e só quer viver em paz, voltar à vida normal. Mas se eles puderam vencer a capital, por que a população também não poderia?

"Que se tempos desesperadores clamam por medidas desesperadas, então estou livre para agir tão desesperadamente quanto desejar."



          Dividido em três partes e com a diagramação padrão dos outros livros, que combina muito bem com a história, Suzanne coloca Peeta e Katniss de novo na arena com outros tributos jovens ou velhos que também já venceram alguma edição dos Jogos. Mas antes de qualquer coisa, há a imagem a zelar... As tentativas de fuga, pequenas rebeliões que começam a se formar, a ameaça do presidente Snow se Katniss falhar em fingir ser uma amante desafortunada e os Pacificadores da Capital que chegam para "colocar terror". Na verdade chegam para que se houver alguma rebelião... Tiro e morte na certa.
          Nossa protagonista continua a proteger quem ama e tenta convencer Gale a fugir com ela, a todo custo. Enquanto um quer, o outro desiste e quando um resolver ir pra floresta, a outra já não quer mais. Resultado: sofrimento. Katniss e Peeta voltam para a capital e começam tudo de novo, treinamentos, jantares, desfile de apresentação, todas as extravagâncias de Panem e uma amizade de verdade... Algo a mais na verdade, porque a única vencedora feminina do Distrito 12 começa a rever seus conceitos sobre "sentimentos com Peeta".


"Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você."


          A narrativa da autora me conquistou bem mais do que no primeiro livro. Jogos Vorazes foi super tranquilo de se ler, mas Em Chamas é tão cheios de emoções, que não consegui evitar gostar tanto desse livro.
          Finnick e Mags, tributos do Distrito 4, foram os personagens que para mim se destacaram. Apesar de se mostrar "duvidoso" no início, quanto ao lado de quem ele iria lutar, eu amei o ser íntegro que ele é realmente e o desafio que ele carregou nas costas para manter a Mags, que já é idosa, viva...
          Peeta conquista meu coração totalmente com esse livro e fico me perguntando qual o problema da Katniss em não ter feito com que a razão dela ter vencido os Jogos ter sido verdadeira e não uma pequena farsa e uma afronta sem notar(mas eu sei responder, a questão política do livro é muito maior e sei que ela quis afrontar mesmo). Só que é quando eles vão para a arena que Katniss percebe que deve proteger Peeta, e ele já está fazendo isso por ela. Esse sentimento mútuo e quase que escondido é que mexe drasticamente comigo. Ele quer ela viva. Ninguém precisa dele. Ela precisa dele. Ela quer ele vivo. Quem já leu ou viu os filmes deve imaginar de qual cena estou falando, não é mesmo? Minha preferida. <3
          Sou só eu que não consigo gostar muito da Prim e amo o Buttercup? Não tem gato mais corajoso do que ele e menina mais sem sal do que ela. Fico imaginando de que maneira ela teria morrido na arena se tivesse ido, ao invés da irmã ter se voluntariado. -_-
          Uma personagem que eu com certeza seria no livro e sinto uma falta imensa é a Effie Trinket! Como eu vi o filme primeiro, antes de ler os livros, tenho a imagem perfeita da Elizabeth Banks na minha cabeça e adoro a personalidade dela, espírito de equipe e claro... As roupas!
          Com uma leitura fascinante e cheia de acontecimentos que realmente me explodiram por dentro, o segundo livro dessa distopia excelente, chega ao seu meio que me deixou em êxtase e recomendo muito a leitura. A mensagem por trás dos Jogos é traga desde o início, mas é só no final mesmo que a gente sente o peso desse significado. Em breve vocês terão essa definição completa!


 photo AssinaturaPost21_zps771a3c15.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário