sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Resenha :Convergente

Oi pessoal!
Tudo bem?
     Semana passada foi uma semana muito especial pra mim, porque terminei a trilogia Divergente da Veronica Roth! E hoje: o último livro da saga da nossa Tris Prior.
Eu já disse que esses livros com sequência são difíceis de fazer resenha. Como não falar muito de um livro se as pessoas não leram os outros?

     E o pior de tudo. Eu já recebi spoiler da trilogia antes mesmo de começar. E fica a dica: isso não me desanimou a continuar... Mas me magoou um pouco né? O fato é horripilante! O spoiler do século!
     Tris, Tobias e companhia, presos na sede da Erudição. Nossa que salto eim? Algumas coisas eu preciso falar. Evelyn, a mãe do Tobias, tem o poder sobre Chicago e não quer saber da opinião dos outros, quer o poder só para ela e os sem-facção. Mas Tris sabe que depois da “grande revelação”, ela precisa ver o que há além da cerca e sabe também que ali não é mais sua casa.
     Do outro lado da cerca, há o governo, que controla e vigia tudo, não só em Chicago, mas também nos arredores do que era os Estados Unidos da América. Eles dividem as pessoas normais e as divergentes: os geneticamente puros e danificados. Odiei isso de acharem que o mal de tudo, as guerras e os conflitos são culpa dos GDs(geneticamente danificados).
     A nossa Tris acorda do transe em que estava no segundo livro e volta a ser nossa guerreira, passei a admirá-la cada vez mais com esse livro. Como ele é narrado sob perspectiva dupla, vi um pouquinho de tudo na visão do Tobias, mas sempre vou achar o horizonte da Tris uma das coisas mágicas que os livros possuem. Além do mais, ele fica para lá de chato, não pior do que a Tris de Insurgente, mas sendo infantil e tomando decisões precipitadas. Não sei se a Veronica quis transmitir ele inseguro ou se ela pecou ali...
Veronica Roth, 26 anos, autora da trilogia. Esses foram seus primeiros livros publicados.

     Comecei a entender várias coisas com Convergente e esperava a resposta para várias perguntas, que foram surgindo ao longo da minha leitura. Algumas coisas ficaram sem explicação ou mal explicadas. Só sei que devia ser uma SÉRIE mesmo. Mais um livro valeria muito a pena. Acho que não dá mais, pelo desfecho que ele teve, mas antes da nossa autora querer encerrar com tudo, ela poderia ter explicado mais coisa, descrito mais. E adiar o final para um quarto livro. Nossas personagens mereciam!
     No mais, fiquei morrendo de raiva em algumas partes, chorei e chorei(mais do que já chorei em toda a minha vida!), entendi o que a Veronica Roth quis passar e recomendo muito cada capa, cada linha, cada página e cada quote. Aprendi com cada uma das personagens o valor de uma amizade, da luta por ser você mesmo, de fazer sacrifícios reais pelas pessoas que amamos e que só nós mesmos decidimos quem somos: nossos atos, nossas escolhas, a nossa VIDA.
Pessoa que está tentando aceitar esse final: Eu.


Beijos!

Título: Convergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 528
ISBN: 9788579801860
Avaliação: * * * *
Citação:
"Queria encontrar o equilíbrio entre o que quero e o que acredito ser a atitude mais sábia."



Nenhum comentário:

Postar um comentário